BRB - Banco de Brasília

Você está em: Para Você»Sobre o BRB»Sustentabilidade»Desenvolvimento Regional

Desenvolvimento Regional Sustentável

Crédito/Financiamento

 

O BRB contribui para o desenvolvimento do Distrito Federal e regiões de influência ao favorecer o crescimento de micro e pequenas empresas, gerando emprego e renda. Entre os diversos produtos nas linhas de crédito da carteira comercial, o banco opera com linhas de crédito com taxas baixas, destinadas ao investimento de negócios de porte e perfil diversos. Os repasses vêm do BNDES e do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste – FCO (https://brb.com.br/para-sua-empresa/emprestimos-e-financiamentos).

 

Outro produto com condições diferenciadas é o Crédito Imobiliário que atende à Pessoa Física e Pessoa Jurídica. O cliente pessoa jurídica, especialmente o do ramo da construção civil, pode utilizar o produto Crédito Construção Civil, exclusivo para a construção de empreendimentos habitacionais e comerciais. Já o cliente pessoa física pode simular o financiamento imobiliário no próprio site do BRB (https://portal.brb.com.br/para-voce/emprestimos-e-financiamentos/correntista/credito-imobiliario).

 

As linhas de crédito rural do Banco possuem destaque, pois, dentre elas, duas estão diretamente relacionadas ao crescimento sustentável (https://portal.brb.com.br/para-voce/emprestimos-e-financiamentos/correntista/credito-agronegocio). O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF oferece apoio financeiro às atividades agropecuárias e não agropecuárias (turismo rural, produção artesanal, etc) exercidas pelo emprego direto da força de trabalho do produtor rural e sua família. O BNDES ABC - Agricultura de Baixo Carbono, objetiva apoiar as técnicas agrícolas sustentáveis, especialmente as que propiciam a redução da emissão de gases do efeito estufa.

 

Em consonância com as melhores práticas de responsabilidade socioempresarial, o BRB não financia produtores ou empresários que sabidamente empreguem trabalho escravo, infantil e/ou estejam envolvidos com exploração sexual de crianças. Na análise do crédito, é considerado o comportamento do financiado em relação a essas questões.

 

Projeto de Educação Financeira

 

Em 2016 foi lançado o Portal do Voluntariado pelo Governo do Distrito Federal. Ao acessá-lo é possível se cadastrar para ser voluntário e contribuir com iniciativas do governo ou da sociedade civil em diversos projetos (http://www.portaldovoluntariado.df.gov.br/). O BRB faz parte dessa importante iniciativa com o projeto Educação Financeira, nele são oferecidos cursos e palestras sobre o tema para grupos de pessoas com interesse em desenvolver habilidades para administrar finanças pessoais, planejar, controlar e consumir de forma consciente. São abordados os três pilares da vida financeira pessoal (endividamento, planejamento e investimento) com orientações para os participantes agirem adequadamente em cada uma das situações.

 

 

Programas Sociais

 

Por ser o agente financeiro do Governo do Distrito Federal, o BRB realiza o pagamento de diversos programas e benefícios: Vida Melhor, Bolsa Atleta, Mestre do Saber, Fábrica Social, Cartão Material Escolar, DF Alfabetizado, Pronatec, etc.

 

Além disso, o banco atua como agente financeiro do Prospera – programa de microcrédito produtivo orientado administrado pela Secretaria do Trabalho do Distrito Federal. É possível utilizá-lo com finalidade de capital de giro, custeio ou investimento, para carteira urbana e rural. Os interessados devem procurar as agências do microcrédito, Agências do Trabalhador.

Atualizado em setembro/2016

Razão Social: BRB - Banco de Brasília SA | CNPJ: 00.000.208/0001-00 | Endereço da Sede: SBS Qd. 01, Bl. E Ed. Brasília - Brasília/DF - Cep: 70.072-900