BRB - Banco de Brasília

Você está em: Para Você»Sala de Imprensa»Releases»27-07-2018 - BRB arrecada mais de três toneladas em campanha para coleta de resíduos eletroeletrônicos

27-07-2018 - BRB arrecada mais de três toneladas em campanha para coleta de resíduos eletroeletrônicos

(Brasília, 27/7/2018) – Mês passado, o BRB realizou, pelo 7º ano consecutivo, a Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos. Anualmente, a ação busca conscientizar a população em relação aos cuidados com o meio ambiente, além de oferecer aos empregados, clientes do BRB e à comunidade a oportunidade de descartar os resíduos eletroeletrônicos, de modo adequado e cômodo. 
 
A ação, realizada em parceria com a ONG Programando o Futuro, por meio da Estação de Metarreciclagem, ocorreu durante duas semanas e arrecadou 3.186 Kg de materiais, dentre computadores, portáteis, câmeras, televisores, mídias de armazenamento, eletroeletrônicos, aparelhos telefônicos e resíduos eletrônicos. Para isso, foram disponibilizadas caixas coletoras no Edifício Brasília (sede do BRB) e nas Agências L2 Sul, Guará II, Gama, Ceilândia Sul, Buriti, Sobradinho e Lago Norte.
 
Este ano, em especial, registrou-se um recolhimento significativo por parte do Exército Brasileiro. A 2ª Tenente Gurgel, engenheira ambiental, conta que anualmente também são realizadas no Exército ações voltadas à Semana do Meio Ambiente. “Este ano, refletimos sobre o destino que era dado aos eletroeletrônicos que precisavam ser descartados. Pesquisamos sobre o assunto e encontramos a Estação de Metarreciclagem que, naquele momento, participava da campanha do BRB”, contou a 2ª Tenente Gurgel.
 
A engenheira ambiental destaca, ainda, que todas as organizações militares se mobilizaram e participaram da campanha: “Tivemos uma arrecadação expressiva. Notamos que o principal material descartado, por exemplo, foram monitores. Ficamos satisfeitos com o resultado e com a disseminação do conhecimento sobre o descarte correto dos resíduos”, finalizou.
 
Neste cenário, nota-se que os pontos permanentes de descarte desses resíduos são escassos e pouco divulgados à população, ocasionando o acúmulo em casa ou o descarte indevido. Ações como essa, portanto, propiciam o descarte correto e, consequentemente, um desenvolvimento econômico e sustentável.
 
ONG Programando o Futuro
A ONG Programando o Futuro é parceira do BRB nesta ação. A entidade desenvolve metodologia de recondicionamento de computadores em desuso. Integra, ainda, coleta de equipamentos usados para reutilização, capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social em oficinas de formação técnica, e doação desses computadores para iniciativas de inclusão digital, tais como escolas, bibliotecas públicas, telecentros, dentre outras.

Mais informações
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Assessoria de Comunicação

Razão Social: BRB - Banco de Brasília SA | CNPJ: 00.000.208/0001-00 | Endereço da Sede: SBS Qd. 01, Bl. E Ed. Brasília - Brasília/DF - Cep: 70.072-900