BRB - Banco de Brasília

Você está em: Para Você»Relacionamento com Investidores»Governança Corporativa»Organização Societária

Organização Societária

Organização Societária

O BRB, sociedade de economia mista, cujo acionista majoritário é o Governo do Distrito Federal, foi criado em 10 de dezembro de 1964 (Lei Federal 4.545) obtendo, do Banco Central do Brasil, autorização para funcionar em 12 de julho de 1966.

Com sua criação pretendia-se dotar o Distrito Federal de um agente financeiro que possibilitasse captar recursos necessários para o desenvolvimento da região.

Em 1986, teve sua denominação alterada de Banco Regional de Brasília S.A. para Banco de Brasília S.A., permanecendo a sigla BRB.

Em 1991, transformou-se em banco múltiplo com as seguintes carteiras: Comercial, Câmbio, Desenvolvimento e Imobiliária. Faz parte do conglomerado financeiro, como empresas coligadas, a BRB - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários e a Financeira Brasília. Desde junho de 2009 o BRB detém o controle da Cartão BRB e Corretora Seguros BRB.

Dentre as evoluções dos negócios destacamos a Reorganização Societária do Grupo BRB, iniciada em maio de 2009 e concluída em 22 de junho de 2009, com a redefinição da participação acionária do Banco na Cartão BRB e na Corretora Seguros BRB. Esse reposicionamento proporcionará melhor lucratividade ao Banco, uma vez que a sua participação acionária na Cartão BRB (direta) e também na Corretora Seguros BRB (indireta) passou a ser de 69,7%, além de redefinir os custos de uso do nosso balcão por essas instituições coligadas.

A estrutura de controle da Cartão BRB e Corretora Seguros BRB era a seguinte:




A estrutura de controle da Cartão BRB e Corretora Seguros BRB é a seguinte:

 


Antes, o uso do Balcão e da marca BRB agregava valor mínimo pelas operações efetivadas em nossas agências. A partir da reorganização, foram firmados contratos de exclusividade para uso do balcão do Banco por essas coligadas, em valores de mercado, com duração de 10 anos, dando início a um novo tempo nessa relação, que vai gerar reflexos diretos na rentabilidade do Banco.

Em 13 de julho de 2009, foi aprovada a nova Estrutura Organizacional, mais adequada às exigências de mercado, tendo como metas o aperfeiçoamento da Governança Corporativa e a melhoria na execução das rotinas do Banco.

Atualmente há uma participação acionária de 3,1817% como sócio-fundador da Companhia Brasileira de Securitização - CIBRASEC.
Colaboradores

Desenvolvendo suas atividades com 3.021 empregados, o BRB vem atuando como principal provedor de serviços bancários para o Governo do Distrito Federal, administrando recursos de suas empresas e recebendo todos os seus impostos e taxas. Além disso, os servidores do governo local recebem seus salários por intermédio do BRB.

Agências e pontos de atendimento

São 105 Pontos de Atendimento, contando também com várias lojas de conveniência, isto sem mencionar os 751 equipamentos de autoatendimento que fazem do atendimento do BRB um dos mais completos e capilarizados no Distrito Federal e que conta ainda com representações nos principais estados da região brasileira - São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Cuiabá e no estado de Goiás - significando, com isso, uma ampla rede de cobertura física.

A sua rede remota de atendimento com a Central de Relacionamento (incluindo Ouvidoria, Faxbanco, Telebanco), o BRB-Banknet e o site BRB Internet oferecem serviços e informações para o cliente estar sempre atualizado quanto às novidades dentro do BRB e acompanhar à distância todas as movimentações em sua conta corrente e aplicações financeiras.

O BRB também desenvolve parcerias com outras empresas e instituições no sentido de tornar o atendimento ao cliente ainda mais amplo e facilitado. Para isso, disponibiliza os serviços do Banco 24 Horas e da RVA - Rede Verde Amarela dos Bancos Estaduais, bem como convênio com o Banco do Brasil, para saques e informações sobre a conta corrente em rede nacional. Há também o Cheque Eletrônico, a Rede Shop e o cartão BRB Visa e Mastercard que facilitam as compras em estabelecimentos comerciais e de serviços no Brasil e no Exterior.

Concorrência


O BRB - Banco de Brasília é a Instituição do Distrito Federal que oferece um leque de produtos e serviços em condições tão competitivas quanto às dos melhores bancos do varejo comercial que atuam em território nacional, tendo como um dos principais pontos de competitividade o estreito relacionamento com a sua clientela e com a sociedade do DF. Em Brasília, seus principais concorrentes são o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e o Itaú-Unibanco, que é o maior banco privado do Brasil.

Principal área de atuação

Apesar de possuir agências em outros Estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Campo Grande, Cuiabá e Goiás, a principal área de atuação do BRB é o Distrito Federal. O Banco de Brasília detém as contas de todos os funcionários do Governo do Distrito Federal, atuando também como uma espécie de mecenas das artes na capital e como um padrinho para os esportes, tendo patrocinado desde o judô, passando pelo kart e indo até a canoagem. Atualmente patrocina eventos esportivos, culturais e sociais. Destaca-se na área esportiva, patrocinando vários times de futebol e um time de basquete, o Universo BRB. Todos os eventos trazem enorme benefício para o Distrito Federal. O BRB tem se destacado, ainda, na área social apoiando vários projetos de incentivo à classe menos privilegiada. Dessa forma, em consonância com os anseios do corpo funcional do Banco e da proposta de responsabilidade social, em 2006, foi instituído o BRB Solidário, cujo objetivo principal é incentivar e mobilizar o corpo funcional para campanhas sociais, tornando-se o canal capaz de estabelecer uma grande rede solidária no âmbito do BRB.

Características

É um banco recolhedor, recolhe tributos do GDF que vão do IPTU/IPVA à multas do Detran e GPS. O BRB é também o Banco "pagador" do GDF. A partir de convênios firmados entre o GDF e o BRB, são efetuados os serviços de pagamento de todos os servidores do GDF. Assim, o BRB, paga desde o trocador de ônibus aos servidores das Secretarias de Educação, Saúde e Segurança, bem como todos os Programas Sociais do Distrito Federal.

Razão Social: BRB - Banco de Brasília SA | CNPJ: 00.000.208/0001-00 | Endereço da Sede: SBS Qd. 01, Bl. E Ed. Brasília - Brasília/DF - Cep: 70.072-900